6 de dezembro de 2007

FAJV


Jovem: os Franciscanos de hoje querem continuar a obra que São Francisco de Assis começou. E tu? Estás disposto a fazer o mesmo? Deus espera a tua resposta.

Francisco de Assis (1181-1226) foi o Rei da Juventude de Assis.Procurava ardentemente a popularidade, o êxito, o acesso à classe dominante; Deus, porém, saiu-lhe ao encontro pela experiência do fracasso e da adversidade, e conduziu-o à descoberta do Evangelho.

Francisco de Assis foi um pobre que voluntariamente deixou tudo. A partir dai, quis pôr-se confiadamente nas mãos de Deus Pai. Desejou partilhar a vida dos pobres e dos marginalizados para instituir-lhes a dignidade. Esforçou-se por conseguir que a Igreja fosse pobre e que estivesse ao serviço dos homens.

Francisco de Assis foi um irmão entre os irmãos. Reunidos pelo Senhor, construíram a fraternidade evangélica e descobriram outra maneira de viver na igualdade fraterna, a da partilha mútua e da paz. Em todos os ambientes, todas as culturas, deram testemunho da Boa Notícia

Francisco de Assis foi um discípulo e um amigo de Jesus. Fiel à Oração contemplou a Deus nas criaturas da «mãe terra», e em cada uma descobriu o mistério de sua beleza e irmandade e cantou os louvores do Criador. Partilhou a Eucaristia, pão dos pobres, com seus irmãos. Acolheu a sua «irmã morte corporal» na comunhão com o Crucificado-Ressuscitado.

Hoje, os Franciscanos, presentes em todos os cantos do mundo, procuram ser fiéis ao espírito de Francisco de Assis.
• Evangelizam: pela comunhão fraterna, pela oração e contemplação, pela actividade material e intelectual, pela pastoral nas paróquias e noutras instituições.

• Estão no mundo como servos de todos, pacíficos e humildes.

• Têm na sociedade a vida e a condição dos simples.

• Vivem no mundo como promotores da justiça, arautos e construtores da paz.

• Colaboram com todas as pessoas de boa vontade, para promover uma sociedade de justiça, de liberdade e de paz.

• Esforçam-se por consciencializar os pobres da sua dignidade.

• Manifestam sentimentos de reverência para com a natureza, hoje ameaçada em toda a parte, de modo a torná-la mais fraterna e útil a todos.

• Anunciam a paz com a palavra, promovendo o diálogo.

• Defendem os direitos dos oprimidos.

• Renunciam a qualquer acção violenta.

• Denunciam com firmeza toda a acção bélica e a corrida aos armamentos, como sendo uma gravíssima chaga para o mundo e a maior injúria aos pobres.

• São instrumentos de reconciliação. Escutam os outros com respeito, aprendem de todos, sobretudo dos pobres, e fazem opção pelos marginalizados e doentes.

Se quiseres obter mais informações sobre o nosso carisma e forma de vida, contacta Frei Moisés Semedo ou Frei Paulo Brandão, na Fraternidade de Acolhimento Juvenil Vocacional no Convento de São Francisco (Rua dos Mártires, 1 - 2400-187 LEIRIA), ou através do número de telefone 244 839 900, ou pelo endereço de correio electrónico fajvleiria@mail.telepac.pt
in http://www.ofm.org.pt/

Nenhum comentário: