13 de maio de 2009

Novidades das nossas comunidades!

Semana de Espiritualidade Franciscana de Setúbal



Ao celebrar os 2000 anos do nascimento de S. Paulo e os 800 anos da vocação franciscana, aprovada em 1209 pelo papa Inocêncio III, realiza-se 14 a 17 de Maio na Capela de Nossa Senhora dos Anjos - Franciscanos (Av. 22 de Dezembro, 19) mais uma Semana de Espiritualidade Franciscana com o tema: “Seduzidos por Cristo: S. Paulo e S. Francisco de Assis”.
Esta semana, organizada pelos Franciscanos de Setúbal (OFM e OFS) em colaboração com o Centro de Franciscanismo (órgão coordenador e executor das actividades da Família Franciscana Portuguesa), tem o seguinte horário:

- 14 de Maio, às 19.00 horas
- 15 de Maio, às 19.00 horas
- 16 de Maio, dia de retiro das 09.30 às 18.00 horas
-17 de Maio às 11.00 horas termina com a Eucaristia.


Durante esta semana será apresentada a centralidade da Pessoa de Jesus Cristo na vida de Paulo de Tarso, Francisco de Assis e de cada cristão de qualquer tempo.


Frei Daniel Teixeira, OFM in http://www.agencia.ecclesia.pt/





300 anos do Convento do Louriçal


O Convento do Louriçal teve por base o Recolhimento (Casa Religiosa) de Irmãs Terceiras de São Francisco fundado em 1631, por Madre Maria do Lado, natural da Vila do Louriçal. Oito anos após a morte da Serva de Deus, a 28 de Abril de 1640, o Bispo de Coimbra lançou a primeira pedra para a construção da Igreja. Terminadas as obras, foi benzida em 1652.
21 anos depois, o Papa deferiu o pedido apresentado pelas Recolhidas de terem o Santíssimo Sacramento exposto na sua Igreja. Fez a exposição solene o Bispo de Coimbra, D. Frei Álvaro de São Boaventura. Desde então, duas a duas permanecem dia e noite em adoração. A fama das virtudes da Fundadora das Recolhidas Escravas do Santíssimo Sacramento chegou à corte do Rei D. Pedro II. Tomado de zelo e devoção, decidiu transformá-lo em Convento, mandando ao Louriçal o Arquitecto João Antunes, a fim de lhe fazer a planta. As obras tiveram início no dia 9 de Março de 1690, subsidiadas pelo contributo real e a boa vontade das pessoas devotas do Santíssimo Sacramento. Entretanto, o número das Recolhidas ia aumentando.
Depressa chegaria maior incremento reservado por Deus para esta obra. Um dos irmãos mais novos de Maria do Lado, P. Francisco da Cruz, era confessor da casa real. No ano de 1700, o Príncipe herdeiro de D. Pedro II, futuro Rei D. João V, adoeceu gravemente. Nessa altura, o P. Francisco da Cruz propôs-lhe confiar a sua situação a Deus por intermédio da Madre Maria do Lado. Então, o Príncipe, venerando uma relíquia da Serva de Deus, prometeu fundar e dotar, à sua custa, o Convento para as Recolhidas Escravas do Santíssimo Sacramento, se obtivesse a cura. Achando-se curado, exarou o voto, que foi entregue ao P. Francisco da Cruz. As obras seguiram o traçado de João Antunes e foram terminadas em 1709, tendo a sua inauguração ocorrido a 8 de Maio do mesmo ano. Para a sua fundação, foram nomeadas as Madres Archangela dos Serafins Evangelista, Maria Teresa do Sacramento, Maria de Jesus Evangelista e Maria de Santa Anna, Religiosas Capuchas do Real Convento de Santa Helena do Calvário, de Évora.
Terminado e povoado o convento, D. João V encarregou o Padre Manuel Pereira de fazer a planta para uma nova Igreja. As obras iniciadas em 1734, exigiram um reordenamento de urbanização do Louriçal. No templo, de estilo barroco, cujas paredes estão totalmente reves-tidas de azulejo de óptima qualidade podem admirar-se várias séries de painéis: no transepto, a vida de Santa Clara e ainda quatro cenas alusivas à vida da Virgem Maria. Na nave, uma imposta separa duas séries de painéis: a inferior relata à vida de São Francisco de Assis, enquanto na superior se enquadram momentos e motivos da Paixão de Cristo. Os milagres de Santo António e quadros bíblicos do Antigo Testamento são apresentados no coro baixo e alto respectivamente. Para os retábulos, cujo traço arquitectónico é do artista húngaro Carlos Mardel, foram escolhidos mármores polícromes das pedreiras de Lisboa e entalhados por João António de Pádua. Na abóbada da nave, um fresco representa a Santíssima Trindade e ainda São Francisco e Santa Clara adorando o Santíssimo Sacramento. O templo, exemplar valioso da arquitectura religiosa do tempo de D. João V, foi inaugurado a 27 de Outubro de 1739 pelo Dr. Manoel Moreira Rebelo, Cónego Penitenciário da Sé de Coimbra e Vigário Geral do Bispado, sede vacante.
Volvido um século, ventos liberais sopram em Portugal. O decreto de extinção das Ordens Religiosas e mais tarde o regime republicano obrigam as Irmãs a abandonar o Convento, a 14 de Outubro de 1910. Foram dezoito anos de longo exílio, enquanto, no edifício conventual, se instalaram os militares e mais tarde a GNR. As Irmãs dispersas não perderam a esperança de voltar ao recolhimento sagrado do claustro. Em Dezembro de 1927, o convento foi leiloado e comprado pela Madre Maria de Nazaré e outras Irmãs sobreviventes que, a 14 de Janeiro de 1928, regressaram.
Os estragos causados no convento e a grande penúria não impediam o desabrochar da esperança que Deus confirmou com novas vocações. Assim, à extinção, que aconteceu em 1878, sobrepôs-se o reconhecimento canónico e a Profissão Solene das 18 Irmãs presentes no convento, numa cerimónia presidida por D. Ernesto Sena de Oliveira, Bispo de Coimbra, a 24 de Março de 1958.

Clarissas do Louriçal in http://www.agencia.ecclesia.pt/

Nenhum comentário: