8 de setembro de 2009

"Sóis de Bênção" os nossos manos missionários


Vejam e comentem o Blog dos nossos queridos irmãos da Jufra Algarve, tiveram uma experiência riquíssima de encontro com os irmãos de Chimoio.
Aqui fica uma partilha que poderão lá encontrar:

«Uma experiência marcante, um desenrolar de sentimentos, momentos únicos, inesquecível...

É assim que em breves palavras caracterizo o tempo que vivemos em Chimoio.Arriscaria a dizer que toda esta experiência foi sublime demais. (Con)viver com pessoas que nos eram desconhecidas mas que se tornaram próximas desde logo, sentir o olhar carinhoso e sensível das crianças, ser surpreendido com mimos quando menos esperamos, viver realmente algo que não nos pertence, mas que na verdade, sentimo-nos parte integrante dessa realidade. Foi único!Sim! Existem diferenças que nos tocam o coração, desigualdades que parecem distanciar, cada vez mais, povos que partilham a mesma Terra, mas tudo isso é compensado pela alegria de viver, pela fé, pelo olhar profundo e sentido, pela tamanha humildade e hospitalidade, pelo sorriso que a toda a hora nos faz reviver cada momento...Tanta doçura... só pode ficar, para sempre, guardada em cada um de nós.

Com saudade,Paz e Bem*»

in http://www.soisdebencao.blogspot.com/

7 de setembro de 2009

"Effata - Abre-te"

Esta é a história de uma noite especial, um encontro diferente daqueles a que estamos habituados.


A noite de 5 para 6 foi especial, 40 jovens de vários grupos diposeram-se a traçar um caminho de descoberta e aprofundamento de fé. Uma directa radical, não pela radicalidade das actividades aí realizadas mas pela espiritualidade vivida.



No dia seguinte estou sem palavras, apenas sentimentos me veem à memória, e estes são difíceis de descrever mas vou tentar.

No encontro "Effata", senti que estávamos unidos, tal como Francisco, no caminho de Cristo. Percorremos algumas dificuldades mas nada foi impossível porque estivemos sempre juntos Nele. Iniciamos o nosso percurso um pouco divididos, alguns receosos de se aproximarem de outros jovens que não conheciam, mas ao longo da caminhada foi bonito observar como todos se sentiram um só.
Afinal de contas somos realmente todos irmãos num mesmo Cristo.
Uma caminhada acima de tudo de oração e amor, um caminho que, depois de percorrido, nos deixa marcas e nos impele a sermos diferentes. É-nos agora impossível estar separados, estaremos para sempre unidos no mesmo ideal, proclamar a Cristo ao jeito de Francisco.
Foi o início de mais um ano pastoral em força, um "empurrão" valente para enfrentar tempos conturbados em que cada vez somos menos a acreditar num Deus que nos ama e faz tudo para nos ver felizes.

Vamos em frente irmãos queridos, não tenhamos medo de continuar, Ele precisa da nossa juventude e acredita na nossa coragem. Sejamos capazes de nos comprometer nas nossas paróquias nos nossos grupos, porque juntos somos fortes.




"Só quando somos fracos é que somos fortes" em Cristo somos sempre felizes e faremos os outros felizes.




Nuno Matos (Sec. Zona Centro)

euroframe 09 santiago festival portugal

2 de setembro de 2009

EUROFRAME 09

Paz e Bem meus irmãos!


É com o coração a transbordar de alegria que me sento para escrever esta pequena partilha. É tão grande o turbilhão de sentimentos que neste momento me atravessa que nem sei por onde começar. Talvez pelas caminhadas, ou pelas refeições, ou pelas peripécias que foram acontecendo, ou por todas as pessoas maravilhosas que conheci, ou pelos laços que fortaleci com aqueles que já conhecia, ou pela indescritível e emocionante chegada a Santiago, ou pelo encontro com o Cardeal Óscar Maradiaga… Bem, que tal começar mesmo pelo início diriam vocês?! Comecemos então!
No dia 9 de Agosto, partimos de Leiria rumo ao país vizinho, mais propriamente à cidade de Léon. Aí fomos calorosamente recebidos pelo grupo Perfecta Laetitia e pelo Bispo de Léon. No dia seguinte iniciámos a nossa caminhada pelos Caminhos de Santiago. Caminhámos durante 26 quilómetros repartidos pelos 2 dias seguintes. Atravessando paisagens maravilhosas fiz silêncio, encontrei-me com Deus, comigo própria, partilhei bons momentos com os meus irmãos que a meu lado caminhavam e orei pedindo ao Senhor forças para caminhar.

E é chegado o grande dia! Em Monte del Gozo fomos saudados pelo Ministro Geral da OFM, Fr. José Rodriguez Carballo. Após este momento, percorremos mais uns quantos quilómetros para finalmente atingirmos o objectivo que nos levava ali. Por mais palavras que possa tentar escrever jamais conseguirei passar para vós aquilo que senti naquele instante, à chegada a Santiago. No rosto de cada um dos meus irmãos transparecia uma profunda alegria. No meu pensamento agradecia a Deus pelo dom da Vida, pela oportunidade de puder estar mais uma vez ali e por cada um dos meus irmãos com quem naquele momento pude cruzar o meu olhar e abraçar.

Nos dias que se seguiram entre as mais emocionantes experiências quero realçar a excelente catequese realizada pelo fantástico e jovem Cardeal Oscar A. Rodriguez Maradiaga, que fez crescer ainda mais em mim o enorme sentimento de querer conhecer mais e mais Cristo, de ao jeito de Francisco de Assis ser sua seguidora. Pois, tal como Ele disse, não podemos amar a quem não conhecemos nem servir a quem não amamos. Quero conhecer Cristo para puder amá-lo e com todo o meu coração cheio d’Ele puder servir o próximo. A reconfortante e restauradora celebração penitencial que teve como pano de fundo a beleza natural e o equilíbrio cósmico existente entre o Oceano Atlântico e o pôr-do-Sol, em Muxia, Finisterra. E, ainda, a presença dos, aproximadamente, 30 portugueses que se deslocaram a Santiago para participar no último dia deste Encontro.

Depois deste muito breve resumo do que aconteceu nesta última semana e de regresso a casa, quero agradecer do mais íntimo do meu coração a cada um de vós com quem tive a bela oportunidade de puder caminhar, rir, rezar, reflectir, partilhar, celebrar, cantar. Obrigada meus irmãos por existirdes. Obrigada por todos os instantes. Obrigada por todas as palavras. Obrigada por todos os abraços. Obrigada por todos os sorrisos. Obrigada por me ajudarem a crescer na Fé e na Fraternidade. E por fim, mas com a maior importância: obrigada meu Deus pelo dom da Vida, da Fé, da Confiança, do Amor e por este sentimento que me preenche e que não consigo transformar em palavras. A Todos e a Ele o meu Muito Obrigada!
Agora no meu coração ecoam duas frases: “Ai de mim se não evangelizar” e “Que o teu ano seja ainda mais cheio de Deus”, obrigada também a quem me as dirigiu.
Fátima Pedro (Poverello)
(obrigado pela partilha manita)