2 de dezembro de 2009

Um desabafo!

‘Ser jovem franciscano é uma opção de vida, uma vocação. (…) é encontrarmo-nos com Cristo, ao jeito de Francisco, e segui-Lo, pois, quando nos encontrarmos com este Cristo e nos deixamos seduzir por Ele, é impossível ficarmos indiferentes.’[‘Identidade do Jovem cristão e franciscano’ – reflexões do Encontro Plenário 2009].


Será????


Sentimos mesmo isto no fundo do coração?? Porque será então tão dificil encontrarmo-nos???

Compreendemos realmente o que é ser Jovem Franciscano? Comprometemo-nos com isso???


Irmãos tenho pensado muito sobre isto, como é possivel vivermos desta forma tão inconstante? No passado encontro plenário chegamos à conclusão que teriamos de fazer algo para reencontrar o caminho, que Cristo valia a pena. Concluímos que a Jufra era um caminho para alcançar o evangelho, muita "pedra" se partiu e desde esse dia algumas obras se conseguiram, mas (perdoem-me se sou rude nas palavras) nem sequer um recomeçar conseguimos...

Aproxima-se o dia nacional e parece que todos nós estivemos hibernados, não há ligação entre nós, nos ultimos anos tem sido dificil sequer juntar 20 de nós para rezar. Porquê???

Não me preocupa o número mas sim o desalento, a falta de compromisso demonstrada por alguns de nós...

É preciso repensar urgentemente a nossa Vida, o nosso Caminho, isto se achamos que realmente vale a pena...


Estarão os nossos animadores realmente comprometidos com Cristo, estaremos nós conscientes da missão que nos foi confiada??? Recentemente alguém dizia: «o animador é aquele que, como Cristo, dá vida e vida em abundância», que vida teêm os nosso grupos, e através deles a nossa Jufra??


Cada ano somos menos, que propostas temos para cativar outros no caminho de Cristo???

O evangelho é algo assim tão fora de moda???

Não percebo o que se passa... Se calhar a nossa Jufra é mesmo isso, nossa... E o que é do mundo fica no mundo...


Desculpem se sou rude ou mau, mas às vezes é preciso desabafar mandar para fora, talvez ainda haja alguém que leia este blog... A vós que Deus vos abençoe e vos guarde...


Até Sabado...

2 comentários:

Anônimo disse...

Paz e Bem meus irmãos!

Estas mesmas perguntas me faço muitas vezes... O que será que não está a correr bem? Porque é que temos vontade e queremos, mas depois não agimos?

Todos temos vidas muito ocupadas, com mil e uma coisas para fazer... Como será que conseguimos fazer estas "mil e uma coisas" e não arranjamos tempo para nos encontrarmos com os nossos irmãos e, principalmente, com Cristo (e contra mim falo)! Para também partilhar um bocadinho desta nossa vida ocupadíssima e cheia de tudo, mas por vezes também vazia de sentido!

Bem, quis apenas partilhar convosco algumas questões que por vezes me ocupam o pensamento.

Abraço fraterno em Cristo
fátima (poverello)

p.s. até sábado!

teresa disse...

Paz e bem!

'Dizer a verdade'. Tão difícil, mas tão libertador.
Momento de graça este que passámos o fim-de-semana passado. E cansativo também. Mas bom. Não é fácil o caminho, se estamos verdadeiramente comprometidos em percorrê-lo, tenho-o vindo a descobrir. Somos tão pequeninos. E somos tão amados assim, tal como somos.
'Eu sou o que sou.' Este é o primeiro passo para quem se quer deixar moldar pelo Amor. 'Eu sou o que sou'. Com as minhas lepras, inseguranças, qualidades, características. E consigo-me descobrir sozinha/o?
Dizia o nosso querido Papa João Paulo II 'a JuFra é vocação a crescer na fraternidade'. Preciso do outro para me descobrir. Já dizia alguém: 'é bonito...' ;)
Rezámos na oração da noite o texto do 'frade perfeito' e chegámos mesmo a esboçar o jufrista perfeito. E o jufrista perfeito é um misto das nossas cores, a minha cor, a tua cor, as nossas cores. E descobrir que foi Deus que sonhou esta aguarela... :)
Perguntavam-nos: 'Amo a minha vocação?', 'amo a JuFra, como o meu projecto de vida?'... cabe a cada um responder.
Foi belo ouvir as partilhas inesperadas, os medos escondidos. Foi bom descobrir que precisamos uns dos outros.
Reconheçamos a nossa pobreza, o nosso limite, mas não fiquemos por aí! Como alguém dizia 'estamos fartinhos de mastigar a chiclete que já está mais que mastigada!'
Sigamos caminho! A JuFra não é nossa, é um projecto que Deus nos deu. *

teresa