25 de setembro de 2011

EIJ e JMJ 2011: Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé!


Que experiência de peregrinação esta que vivemos juntos!

"Vivemos uma aventura juntos!" partilhava o nosso querido papa Bento XVI após a tempestade de vento e de chuva que ultrapassámos unidos no aeródromo de Cuatro Vientos, durante a Jornada Mundial da Juventude 2011, em Madrid. É caso para dizer FIRMES NA FÉ! =)

Tivemos a oportunidade de, pela primeira vez, participar no Encontro Internacional da JuFra 3 dias antes das JMJ e foi muito bom poder vivê-lo com jufristas de toda a parte do mundo (cerca de 37 países)!

Muitas vivências enriqueceram o coração de todos e de cada um, e muito ficou ainda por contar! Que fiquem as palavras por dizer pelo tanto que se viveu e não se consegue transmitir, mas que saibamos então fazer das nossas acções reflexo do que aprendemos nesta experiência!

Deixamos por aqui um pequeno excerto da homilia na missa de encerramento das JMJ, em Cuatro Vientos, que nos impele já para seguir caminho! 

“Mas, como pode um jovem ser fiel à fé cristã e continuar a aspirar a grandes ideais na sociedade actual? No evangelho que escutámos, Jesus dá-nos uma resposta a esta importante questão: «Assim como o Pai Me tem amor, assim Eu vos amo a vós. Permanecei no meu amor» (Jo 15, 9).
Sim, queridos amigos, Deus ama-nos. Esta é a grande verdade da nossa vida e que dá sentido a tudo o mais. Não somos fruto do acaso nem da irracionalidade, mas, na origem da nossa existência, há um projecto de amor de Deus. Assim permanecer no seu amor significa viver radicados na fé, porque esta não é a simples aceitação dumas verdades abstractas, mas uma relação íntima com Cristo que nos leva a abrir o nosso coração a este mistério de amor e a viver como pessoas que se sabem amadas por Deus.”


Crescendo cada vez mais em intimidade com Cristo, sigamos caminho!






Nenhum comentário: