Decorreu, de 09 a 16 de Janeiro, sob o tema O Amor de Cristo nos Impele, a semana de Oração e Ação de Graças pela Vocação Franciscana, dentro do marco do VIII centenário do nascimento da II Ordem. Por este motivo, o ponto alto desta semana, a Vigília de Oração e a Eucaristia celebradas pela Família Franciscana Portuguesa, nos dias 14 e 15, teve lugar no Mosteiro das Irmãs Clarissas, em Montalvo, diocese de Portalegre e Castelo Branco.
Estiveram presentes um considerável grupo de jovens e escuteiros dessa diocese, membros das três Ordens: as Irmãs Clarissas do referido Mosteiro que foram extraordinárias na colaboração e acolhimento de todos os presentes, a equipa conjunta da pastoral vocacional dos Frades Menores e da Confhic, a preciosa presença e contributo, sobretudo na animação litúrgica, da JuFra FFP de Leiria e membros da família franciscana.
A Vigília foi marcante. Constou de três momentos que delinearam e nos introduziram no itinerário vocacional de Francisco e Clara, ilustrados, cada um deles, com contextualização e legendas das suas vidas em episódios narrados e audiovisualizados, intercalados com cânticos apropriados. Cada momento culminava com um tempo de reflexão que a todos interpelava, quer jovens em busca de um modo novo de seguir Jesus, quer os que na sequela Christi anseiam por voos mais altos, segundo a forma de viver o evangelho dos Poverellos de Assis.
Terminados os três momentos, fomos brindados com a presença do Santíssimo Sacramento, que adoramos e contemplamos com a ajuda de Irmãs que interpretaram, com uma dança contemplativa, o sentido da entrega, doação e abandono da própria vida nas mãos de Deus. Durante esse ato, foi descerrado o ícone peregrino de Santa Clara, que visitará, de Janeiro a Outubro todas as fraternidades e grupos da JUFRA e Mosteiros clareanos em Portugal.
Terminámos, recebendo a bênção de Santa Clara dada pela Irmã Maria do Lado, Prioresa do Mosteiro, que, em seguida, apresentou a pintora, explicou como surgiu a ideia e a simbologia do ícone e leu o trajeto da sua peregrinação.
No dia seguinte, o Presidente da Família Franciscana Portuguesa, Frei Vitor Melícias, Ministro da OFM, presidiu à Eucaristia, no mesmo Mosteiro, momento alto deste acontecimento marcante para todos.
Elevemos graças ao Deus Altíssimo pelas maravilhas com que nos vai acalentando, todos os dias e todas as horas, na nossa caminhada.
[Eco da SOVF'12]
. . . Aqui deixamos a partilha de uma jufrista que viveu este momento
e que tão fraternamente nos quis deixar a marca do que experienciou . . .
Nenhum comentário:
Postar um comentário